domingo, 8 de janeiro de 2017

8 curiosidades que você não sabia sobre viagens de avião

Sabendo disso, a Associação de Pilotos de Companhias Aéreas (ALPA) respondeu às perguntas mais frequentes dos viajantes. Confira abaixo:










1. Como os pilotos ligam o avião?
Segundo Piers Applegarth, representante da Associação Internacional de Pilotos Aéreos (ALPA), ligar um avião não é tão fácil quanto dar a partida em um carro. O especialista explicou que é preciso acionar motor de arranque para o ar que vai girar os motores a jato, antes de adicionar o combustível, e então dar a partida. “Para isso, o piloto precisa mover várias alavancas e botões."

2. Os tripulantes recebem a mesma comida que os passageiros?
Quando as refeições são oferecidas pela companhia aérea, apenas o piloto e o copiloto recebem pratos diferentes. A medida, segundo Piers Applegarth, serve para diminuir o risco de intoxicação alimentar de ambos.
saiba mais

    Uma viagem ao México sem sair do Brasil

De acordo com Patrick Smith, piloto e autor do livro Cockpit confidential (“Cabine confidencial”, em tradução livre ao português), algumas companhias aéreas oferecem um cardápio para os pilotos escolherem o que comer, antes da partida do voo.

A aeromoça Sarah Steegar, que trabalha em uma grande companhia aérea dos Estados Unidos, afirma que na maioria das vezes os comissários comem a mesma comida que é servida aos passageiros. “Para não enjoar, nós costumamos trazer a nossa própria refeição, o que é um grande desafio, visto as muitas leis aduaneiras”, afirma.

3. Onde pilotos e tripulantes dormem?
As aeronaves utilizadas em rotas de longo curso geralmente possuem beliches privados para a tripulação, disse Applegarth. Os espaços para descanso, segundo ele, ficam alocados dentro da própria cabine de comando ou em algum espaço privado na área destinada aos passageiros.

Quanto aos banheiros, pilotos e comissários utilizam os mesmos toaletes que os passageiros. O Boeing 747, um jato jumbo original, possui um banheiro só para os pilotos.
saiba mais

    Caminhando Sobre a Terra: Uma Viagem a 10 Lugares Ameaçados no Planeta

4. O que acontece se o reservatório do banheiro enche?
Os sanitários não podem ser esvaziados durante o voo, o que significa que todo o dejeto é armazenado a bordo, até que a aeronave pouse e uma equipe, em terra, esvazie os tanques. “Se o reservatório ficar cheio, os comissários de bordo bloqueiam o uso", disse Applegarth, que garantiu que isso raramente acontece.

5. Os pilotos conversam com outros pilotos durante o voo?
De acordo com Applegarth, os pilotos estão sempre monitorando as múltiplas frequências e, ocasionalmente, conversam com outros pilotos que também estão no ar. "Os pilotos também têm uma frequência de bate-papo especial, por onde compartilham informações, como as de turbulências", afirma.

6. Quantos litros de combustível são usados em um voo?
A quantidade de litros utilizados por um avião vai depender do seu tamanho e da altitude em que ele sobrevoa. Um Boeing 767 em um voo de Londres a Nova York queima cerca de 34.020 litros de combustível. Já um Boeing 747, ou um Airbus A380, pode usar o dobro desse montante, disse Applegarth.
saiba mais

    As mais incríveis experiências de viagem

Mas não pense que pode faltar combustível durante a viagem. De acordo com o representante da ALPA, uma aeronave carrega a quantidade necessária para o percurso e muitos outros litros extras.

7. Por que os aviões deixam trilhas brancas no céu?
Essas trilhas de condensação se formam quando os gases de escape dos motores a jato esfriam muito rapidamente no ar. De acordo com Patrick Smith, esse processo é exatamente o mesmo daquele nevoeiro que resulta quando você expira em um dia muito frio.

8. O que aconteceria se a porta de um avião se abrisse em pleno voo?
Esse é um dos maiores medos dos passageiros. No entanto, segundo Applegarth, é algo completamente improvável, quase impossível, pois devido à pressurização, a pressão no interior do avião é muito maior do que a pressão do lado de fora. "Isso significa que nem o homem mais forte do mundo seria capaz de abri-la durante o voo”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário